Em 2023, a Netflix anunciou que começaria a cobrar uma taxa extra para os assinantes que compartilham sua senha com pessoas que não moram na mesma casa. Essa taxa é de R$ 19,90 por mês por cada perfil adicional.
Com isso, surgiu a dúvida: a assinatura da Netflix passou a ser R$ 56 por mês?
A resposta curta é não. O valor da assinatura do plano básico da Netflix no Brasil continua sendo R$ 25,90 por mês, o mesmo que em 2022.
A confusão pode ter surgido devido a um cálculo feito por algumas pessoas, que consideraram a taxa extra para cada perfil adicional. Nesse caso, o valor da assinatura da Netflix pode chegar a R$ 56 por mês, se o assinante tiver quatro perfis adicionais.
No entanto, é importante ressaltar que essa é apenas uma possibilidade. Se você não compartilha sua senha com pessoas que não moram na mesma casa, você não será cobrado a taxa extra.
Portanto, se você já é assinante, não precisa se preocupar em pagar mais caro. O valor da sua assinatura continuará o mesmo.
Por que a Netflix está cobrando uma taxa extra?
Ela está adotando essa medida para tentar conter o compartilhamento de senhas, que é uma prática comum no Brasil. A empresa estima que cerca de 30% dos assinantes brasileiros compartilham suas senhas com pessoas que não moram na mesma casa.
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O compartilhamento de senhas é um problema para a empresa porque a empresa perde receita. Quando uma pessoa compartilha sua senha, ela está permitindo que outra pessoa assista ao conteúdo da Netflix sem pagar por isso.
Como evitar a cobrança da taxa extra?
Para evitar a cobrança da taxa extra, os assinantes podem alterar as configurações de sua conta para permitir que apenas pessoas que moram na mesma casa usem sua senha.
Para fazer isso, siga as etapas abaixo:
- Acesse sua conta da Netflix.
- Clique no ícone da sua foto de perfil.
- Selecione “Conta”.
- Role para baixo até a seção “Perfis e controle parental”.
- Clique em “Perfis”.
- Para cada perfil que você deseja limitar, clique em “Editar”.
- Desmarque a caixa “Permitir que esse perfil seja usado em outros dispositivos”.
Após alterar as configurações, a Netflix enviará um e-mail para cada perfil que você limitou. Esse e-mail informará as pessoas que usam esse perfil que elas precisarão de uma senha própria para continuar assistindo ao conteúdo da Netflix.
É possível recorrer da cobrança da taxa extra?
Sim, é possível recorrer da cobrança da taxa extra. Para fazer isso, você deve entrar em contato com o suporte da Netflix.
Para entrar em contato com o suporte da Netflix, siga as etapas abaixo:
- Acesse o site da Netflix.
- Clique no ícone da sua foto de perfil.
- Selecione “Ajuda”.
- Selecione “Contatar suporte”.
- Selecione o motivo do seu contato.
- Preencha o formulário de contato.
No formulário de contato, você deve explicar por que você acredita que não deve ser cobrado a taxa extra. Você pode, por exemplo, argumentar que você está usando sua senha apenas com pessoas que moram na mesma casa.
A Netflix analisará seu caso e entrará em contato com você para informar a sua decisão.