O Desenrola Brasil, programa de renegociação de dívidas do governo federal, foi lançado em 17 de julho de 2023 e tem duração de 12 meses, ou seja, até 16 de julho de 2024.
O programa é voltado para pessoas físicas e jurídicas com dívidas em atraso, que estejam negativadas nos órgãos de proteção ao crédito. As dívidas podem ser de qualquer tipo, como empréstimos, financiamentos, contas de consumo, entre outros.
Para participar do Desenrola Brasil, é necessário acessar a plataforma do programa, com login e senha do portal gov.br. Na plataforma, o devedor poderá verificar as dívidas que estão aptas para renegociação e as condições oferecidas pelos credores.
As condições de renegociação variam de acordo com o credor e o tipo de dívida. Em geral, os devedores podem contar com descontos nos juros e multas, além de prazos e condições de pagamento mais flexíveis.
O Desenrola Brasil é uma oportunidade para que as pessoas com dívidas possam colocar as contas em dia e melhorar o seu score de crédito.
Dúvidas frequentes sobre o Desenrola Brasil
- Quem pode participar do Desenrola Brasil?
Podem participar do Desenrola Brasil pessoas físicas e jurídicas com dívidas em atraso, que estejam negativadas nos órgãos de proteção ao crédito.
Para pessoas físicas, o programa está dividido em duas faixas:
- Faixa 1: pessoas com renda mensal de até dois salários mínimos ou que estejam inscritas no CadÚnico.
- Faixa 2: pessoas com renda mensal de até R$ 20 mil.
Para pessoas jurídicas, o programa não tem limite de renda.
- Quais dívidas podem ser renegociadas?
As dívidas que podem ser renegociadas no Desenrola Brasil são de qualquer tipo, como empréstimos, financiamentos, contas de consumo, entre outros.
- Quais são as condições de renegociação?
As condições de renegociação variam de acordo com o credor e o tipo de dívida. Em geral, os devedores podem contar com descontos nos juros e multas, além de prazos e condições de pagamento mais flexíveis.
- Como renegociar dívidas no Desenrola Brasil?
Para renegociar dívidas no Desenrola Brasil, é necessário acessar a plataforma do programa, com login e senha do portal gov.br. Na plataforma, o devedor poderá verificar as dívidas que estão aptas para renegociação e as condições oferecidas pelos credores.
Após escolher as dívidas que deseja renegociar, o devedor deverá aceitar as condições oferecidas pelo credor e assinar o contrato.
- O que acontece se eu não pagar a dívida renegociada?
Se o devedor não pagar a dívida renegociada, ele poderá perder os descontos obtidos e ter que pagar os juros e multas originais.
- Qual é o prazo para renegociar dívidas no Desenrola Brasil?
O prazo para renegociar dívidas no Desenrola Brasil é de 12 meses, ou seja, até 16 de julho de 2024.
O Desenrola Brasil é uma oportunidade para que as pessoas com dívidas possam colocar as contas em dia e melhorar o seu score de crédito. O programa oferece condições vantajosas para renegociação de dívidas, como descontos nos juros e multas, além de prazos e condições de pagamento mais flexíveis.
Para quem está com dívidas, é importante consultar a plataforma do Desenrola Brasil para verificar as condições oferecidas pelos credores.