Saímos oficialmente do mês de agosto para adentrar o mês de setembro, e agora estamos cada vez mais próximos do fim do ano. E como muitos devem saber, o início de um novo mês pode ser um período bastante caótico para muitos brasileiros. Isso porque, comumente este é o período onde a maioria das despesas básicas têm suas cobranças feitas. Sendo assim, contas de luz, aluguéis e outros custos já serão obrigações de milhões de pessoas.
Entretanto, como não deve ser nenhuma surpresa, uma grande parcela da nossa população possui muita dificuldade na hora de cuidar das finanças. Justamente por isso, é muito comum que cidadãos do nosso país iniciem um novo mês sem nenhum tipo de saldo em conta. Se você é deste tipo de pessoas então, recomendamos que continue a sua leitura. Veja no texto a seguir dicas infalíveis que vão fazer o seu dinheiro render, e nunca mais passe por apertos financeiros!
Consequências das Dívidas no Brasil
O Hábito de Pagar Contas com Atraso
Um dos hábitos mais costumeiros da população brasileira é o de pagar contas com atraso. De acordo com um levantamento recente feito pelo Instituto Datafolha, por volta de 45% dos cidadãos brasileiros realizem o pagamento de contas básicas com algum tipo de atraso. E embora na maioria das vezes este ato por si só não gere nenhum tipo de problema sério, a constância destas ações pode resultar em consequências bastante graves.
A Sinalização como Inadimplente
Quando um cidadão residente no Brasil passa a frequentemente atrasar suas despesas ele pode ser sinalizado como um inadimplente. Esta sinalização é feita por órgãos de proteção ao crédito, como o Serasa e o SPC, e servem para indicar que uma pessoa possui tendências maiores em não pagar suas contas.
Quando uma pessoa recebe o título de inadimplente ela tem que lidar com uma série de efeitos nem um pouco desejáveis. Conseguir um novo cartão de crédito, por exemplo, se torna uma tarefa impossível para quem convive com dívidas. Além disso, outros processos que envolvem crédito como financiamentos e empréstimos também deixam de fazer parte da dívida do inadimplente. Hoje em dia, de acordo com uma pesquisa feita pelo Serasa, o Brasil é lar para cerca de 71 milhões de devedores.
Dicas para Manter seu Dinheiro sob Controle
1 – Faça uma planilha
Um passo essencial para quem deseja economizar é colocar todo o seu orçamento mensal em uma planilha. Anote os seus rendimentos, e cada um dos seus gastos para possuir mais controle sobre suas finanças.
2 – Tenha uma reserva
Sempre que for possível, reserve uma pequena parte dos seus rendimentos para um fundo reserva. Mesmo que a quantia seja pequena, este tipo de saldo emergencial pode vir à calhar em momentos de aperto!
Veja Também: Adicional Salarial do INSS: Como Solicitar e Quem Tem Direito?
3 – Tenha prioridades
Por fim, é fundamental sempre ter consciência a respeito de suas prioridades. Saiba diferenciar os gastos desnecessários do que é supérfluo e veja o seu dinheiro render até o fim do mês!
Gerenciar suas finanças no Brasil pode ser desafiador, mas não é impossível. Com planejamento, disciplina e priorização, você pode evitar dívidas e alcançar uma situação financeira mais estável.
Após implementar essas dicas, você estará mais preparado para enfrentar os desafios financeiros que o mês de setembro e os demais meses do ano possam trazer.
A Comunidade serve de Notícias Diárias sobre Direito, Renda, Leis e muito mais.
[…] Veja Também: Como Gerenciar Suas Finanças e Evitar Dívidas no Brasil […]