Você já assistiu aqueles filmes de ficção científica em que as pessoas conseguem escolher as atribuições físicas dos seus filhos antes deles nascerem? Pois isso ainda não é possível, mas muita gente está fazendo de tudo para mudar os seus aspectos físicos. E, de acordo com especialistas, isso pode estar indo longe demais em alguns casos. Um exemplo é um homem que acabou de fazer uma cirurgia que simplesmente mudou a cor dos seus olhos! Entenda exatamente como isso funciona e saiba se existem riscos à saúde de quem oferece seus globos oculares para esse tipo de procedimento.
Homem mudou a cor dos olhos com cirurgia
Um vídeo de um homem que está fazendo um procedimento para trocar a cor dos olhos viralizou recentemente na internet. Parece fake news, mas não é! A origem do vídeo do homem mudando a cor dos olhos é mais assustadora ainda: o registro foi compartilhado e divulgado pelo próprio médico que fez todo o processo.
Queratopigmentação:
A técnica por trás da mudança de cor dos olhos
É importante lembrar que esse procedimento tem nome: queratopigmentação. De acordo com especialistas, esse tipo de processo se desenvolveu em casos de pessoas com um olho totalmente cedo. Ou seja, essa mudança radical foi criada na verdade para ajudar pessoas com a córnea comprometida – o que causa efeitos estéticos. Em outras palavras, o procedimento é voltado para um equilíbrio estético.
E como funciona a mudança de cor dos olhos na prática? De forma resumida, o médico adiciona pigmentos no tecido da córnea para deixar ela parecida com uma “normal”.
Veja também: Capitais seguras
Procedimento para mudar a cor dos olhos faz mal?
Por fim, grande parte da comunidade médica especialista reprova esse tipo de “cirurgia”. Não é raro que esse tipo de processo resulte em uma redução do campo visual do paciente e afetar toda a visão periférica.
Mais do que isso, alguns riscos do procedimento para mudar a cor dos olhos são:
Infecções nos olhos: problemas que podem acontecer já no início;
Restrição do campo visual em maior ou menor grau;
Desenvolvimento de fotofobia e outras questões.
Alguns médicos vão mais longe e afirmam que todo tipo de intervenção desse tipo gera riscos altos. O laser nos olhos pode causar glaucoma, o implante de íris artificial pode danificar a córnea e a pigmentação da córnea pode gerar algum dos problemas citados anteriormente.
Ou seja, a indicação médica é: procure a beleza no brilho dos seus olhos que, com certeza, são lindos da forma que são! Evite cirurgias estéticas desse tipo, caso não queira assumir um risco de problemas grandes.
A Comunidade serve de Notícias Diárias sobre Direito, Renda, Leis e muito mais.
[…] Leia mais: Cor dos olhos […]