O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou que vai começar a testar o auto atendimento via WhatsApp e totens nas agências ainda neste mês. O objetivo é facilitar o acesso dos segurados aos serviços do INSS, como agendamento de perícias, andamento de pedidos e orientações gerais sobre auxílios, aposentadorias e pensões.
Como vai funcionar?
O atendimento pelo WhatsApp será feito por um chatbot, que é um programa de computador que simula uma conversa humana. Para acessar o serviço, o segurado precisará enviar uma mensagem para o número 135, que é o telefone do INSS. O chatbot vai pedir algumas informações, como o número do CPF e o nome completo, para identificar o segurado.
Depois de identificar o segurado, o chatbot vai poder realizar uma série de serviços, como:
- Agendar perícias;
- Consultar o andamento de pedidos;
- Obter informações sobre auxílios, aposentadorias e pensões;
- Receber orientações sobre como solicitar um benefício.
Atenção aos golpes!
O INSS alerta que não envia mensagens pelo WhatsApp para solicitar dados pessoais ou senhas. Caso você receba uma mensagem com esse tipo de solicitação, desconfie e não responda.
Para evitar ser vítima de um golpe, o INSS orienta os segurados a:
- Só acessar o serviço pelo número oficial do INSS, que é o 135;
- Não fornecer dados pessoais ou senhas a terceiros;
- Desconfiar de mensagens que solicitam esse tipo de informação;
- Reportar qualquer suspeita de golpe ao INSS.
Testes em andamento
O INSS já está realizando testes do auto atendimento pelo WhatsApp em algumas agências do país. A previsão é que o serviço seja disponibilizado para todos os segurados em breve.
A implantação do auto atendimento pelo WhatsApp é uma medida importante para melhorar o acesso dos segurados aos serviços do INSS. O serviço deve facilitar e agilizar a realização de diversos procedimentos, evitando que os segurados precisem se deslocar até uma agência.
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